sexta-feira, 11 de março de 2011

Homens Mentem ? Mulheres Choram ?

Antes de devolver o livro devo registrar algumas passagens interessantes.
O livro Por que os Homens Mentem e as Mulheres Choram? de Allan E Barbara Pease chega a ser um manual para se tentar conviver bem com o sexo oposto, e entender o que é natural do sexo e aceitar. Na minha opinião serve para parceiros, amigos, irmãos, mães e filhos, filhas e pais.
Para escreverem o livro foi uma experiência de "três décadas de estudos e pesquisas sobre as diferenças entre homens e mulheres - analisando quilômetros de filmes e gravações, escrevendo livros, dando entrevistas na TV, trocando informações em conferências" e, milhares de vezes foi perguntada a razão de determinados comportamentos de homens e mulheres. Além de pesquisas, levantamentos, estudos científicos atualizados e o bom senso.

O primeiro capítulo trata da Rabugice - quando uma pessoa não pára de reclamar.
Rabujar: aborrecer, atormentar, encher o saco, torrar a paciência, repreender, amolar, (o marido), importunar, afligir, provocar, irritar.
Rabugento: indivíduo, especialmente mulher, que reclama o tempo todo.
"Em sua maioria, as mulheres não se consideram rabugentas. Elas acham que se limitam a lembrar aos seus homens as coisas que eles tem de fazer: cumprir sua parte nas tarefas domésticas, tomar os remédios, não abusar da bebida, avisar quando for se atrasar, consertar o que estiver quebrado, tirar roupa suja e toalhas molhadas do chão. Onde estariam tantos homens sem uma mulher advertindo-os para não tomar cerveja nem comer sanduíches demais (...) Reclamar , em certas situações, pode servir para mantê-los vivos.
(...)
Geralmente, porém, quando a mulher começa a repetir suas ordens, o cérebro masculino só ouve UMA COISA: "Lá está ela reclamando de novo". (...) Homens de todos os lugares colocam a "mania de reclamar" no topo da lista de suas aversões particulares.
Os autores colocam algumas soluções para o problema.
1) Dizer o que se quer: "Quando a mulher aprende a dizer direta e serenamente o que quer, o homem responde mais positiviamente. A mulher tem de entender que o funcionamento do cérebro masculino é comparativamente MAIS SIMPLES e que os homens raramente conseguem adivinhar o que suas esposas e parceiras realmente pretendem para além das palavras efetivamente ditas." (fazer o que neh)
2) Dizer o que sente: isso é melhor vocês lerem no livro, porque é cheio de exemplos.
3) A técnica do "Eu": usar a palavra "Eu" em vez de "Você", acusar o homem os deixa na defensiva.
4) Deixar o homem olhando a fogueira por uns trinta minutos.
5) Quem treina quem
(essa é ótima): não reclame com eles, treine-os.


Este é apenas um pedaço do primeiro capítulo do livro.
De forma clara e bem-humorada, o livro responde àlgumas perguntas: por que os homens mentem? Por que eles acham que tem de estar sempre com a razão? Por que evitam se comprometer? E as mulheres, por que choram para conseguir o querem? Por que insistem num assunto até a morte?

Vale um conselho aos homens (pág. 178): "Não perca tempo contando uma mentira para uma mulher cara a cara. É muito difícil. Se for mesmo preciso, telefone para ela ou envie-lhe um e-mail. As mulheres não apenas tem maior capacidade de descobrir mentiras (até mesmo por telefone ou emails) como tem maior capacidade de guardá-las como munição para discussões futuras ." (ou a guardará e terá um bom motivo para tomar uma decisão, e você NUNCA ficará sabendo o verdadeiro motivo)


Recomendei a leitura à algumas amigas e recomendo a quem estiver disposto a encarar e aceitar a diferença dos sexos. Além de dar boas risadas irão entender e aprender os comportamentos esquisitissímos vinculados à natureza de cada um (em especial dos homens :P)


É isso garotas nada como a sinceridade vinda junto com a inteligência e o charme que só nós temos!!!

Usem e abusem, com seus parceiros, irmãos, pais e amigos!!


E aos amigos, se souberem entender as mulheres (interessante ler o capítulo 4 - O sistema ultra-secreto de pontuação das mulheres), a intenção e o valor delas, podem ter grandes companheiras e incentivadoras. ;)
















Hasta la vista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário