sexta-feira, 13 de maio de 2011

Terceira Inteligência

Tem textos que conseguem transmitir o que apenas sentimos e pensamos, e ainda nos ensinam a ser melhores, e dificilmente, como meros expectadores dos grandes dons da arte, não estamos aptos a passar, tão simples e verdadeiro, em palavras. Este texto da Lígia Guerra postado em seu blog é muito rico.





Terceira Inteligência: Como está a sua?

Até meados de 1990 a forma padrão de avaliar a inteligência das pessoas era através do QI (coeficiente intelectual). Felizmente o psicólogo e escritor Daniel Goleman nos presenteou com uma novidade que revolucionaria a vida de todos nós: A inteligência emocional. Goleman reconfigurou o conceito de inteligência, fazendo-nos refletir que ser inteligente é muito mais do que ter uma ampla capacidade de aprendizagem e raciocínio, mas também saber controlar os nossos impulsos e canalizar essa energia positivamente, ser automotivado, ajudar as pessoas a desenvolverem os seus talentos e, principalmente, a crescermos emocionalmente com os problemas e frustrações que a vida traz.

Agora a física e filósofa Danah Zohar em seu livro ‘QS - Inteligência Espiritual’ trouxe uma novidade ainda mais intrigante, a terceira inteligência denominada de ‘Inteligência Espiritual’. Segundo ela as pessoas mais desenvolvidas nesse aspecto possuem uma profunda capacidade de compreender melhor o sentido das suas vidas, ou seja, estão mais distantes do famoso “vazio existencial”. A inteligência espiritual instiga as pessoas a desenvolverem mais descobertas sobre si mesmas, sobre a sua importância no mundo e a questionar mais os conceitos e preconceitos existentes.

Enquanto a inteligência emocional nos ajuda a avaliar as situações em que nos encontramos e a nos comportarmos com equilíbrio diante delas, a inteligência espiritual vai mais além, estimulando-nos a questionar se realmente desejamos vivê-las e o que elas significam para nós. Quer algo mais Av3sso do que isso? Questionar, pegar a contramão, repensar, mergulhar para dentro de si mesmo, não observar apenas o lado direito das costuras da alma!

Para Dana Zohar existem dez qualidades que sempre estão presentes na personalidade das pessoas que possuem um elevado coeficiente de inteligência espiritual, são elas:

1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo.
2. São levadas por valores. São idealistas.
3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade.
4. São holísticas.
5. Celebram a diversidade.
6. Têm independência.
7. Perguntam sempre "por quê?"
8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo.
9. Têm espontaneidade.
10.Têm compaixão.

Acredito que independente das teorias que surjam sobre a inteligência humana, uma certeza é garantida, todos nós estamos cada dia mais conscientes de que não é através do materialismo e tampouco do individualismo excessivo que encontraremos a felicidade. A grande verdade da vida é que quanto mais integrados e comprometidos formos com a felicidade coletiva, maior será o nosso equilíbrio interior e a realização que sentiremos, independente do rótulo que isso ganhe.


Fonte: Enviado por Lígia Guerra, 12/05/2011 às 08:40 - Gazeta do Povo.



Perfect :)



Ótimo fim de semana a todos!!


Aproveitem com juízo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário