quarta-feira, 13 de janeiro de 2010


Ainda hoje as pessoas não têm consciência de que cada um é responsável pelo lixo que produz.
Jogar lixo no lixo não pode ser tratado como uma "virtude", é uma obrigação, pois a minha liberdade termina onde a dos outros começa, isso não é nenhuma novidade.
Um dos problemas mais visíveis são as bitucas de cigarro (lembrando do bonitão da ilha). {Matéria recente relacionada: http://www.braha.org/pt/cultura-do-meio-ambiente/1590}
Onde estão os CINZEIROS PORTÁTEIS?
Por que não estão nos supermercados, nas padarias, nas bancas, nos mesmos lugares onde são vendidos cigarros?
Considerando que, só em São Paulo cerca de 15 mil toneladas de lixo são produzidos DIARIAMENTE, das quais aproximadamente 13 TONELADAS* são BITUCAS** de cigarro, acredito que seja um número significativo no mercado para colocar nas prateleiras os tais cinzeiros portáteis.
Há algumas idéias, mas nenhuma teve um progresso desejável até hoje, não que eu tenha visto aqui no Brasil.(Por exemplo: http://www.bonde.com.br/folha/folha.php?id_folha=2-1--986-20100107)

A natureza agradeceria, a cidade agradeceria, o que é de menos importância, minha consciência agradeceria, e com certeza, o bolso de quem investir vai agradecer.

*Dado baseado em pesquisa do Datafolha que diz que em São Paulo existem 2,5 milhões de fumantes - pesquisa realizada com pessoas acima de 18 anos - que fumam em média 12 cigarros por dia.


** Uma bituca pesa 0,4g.

Nenhum comentário:

Postar um comentário